Os 40 maiores aprendizados que trago até aqui

O que escrevo neste artigo não tem intenção alguma em pautar verdades absolutas. São aprendizados e reflexões que trago do dia a dia.

Espero que te inspire de alguma forma.

1.Não ache que as pessoas devam mudar apenas porque você acha que seja o certo. Acredito em mudanças, sim, mas daquelas vindas de dentro para fora e não de fora para dentro.

2. Você vai encontrar o equilíbrio entre dividir as lutas e conquistas com o mundo e guardá-las com você.

3. Aceite aquele dia que você acordou super feliz e se deparou com alguém num estado oposto ao seu. É um belo exercício para treinar sua empatia.

4. Os problemas estão aí. Já muitas das nossas preocupações podem existir somente para perturbar nossas cabeças.

5. A vida não é só escutar e nem só falar, falar. Encontre este equilíbrio.

6. Aprender a escutar é um desafio antigo. E mais do que escutar, o desafio maior está em conversar com real interesse sobre aquele assunto que a pessoa lhe trouxe sem querer sempre colocar uma história sua como exemplo e assim acabar desvirtuando totalmente o rumo da conversa. Pois quando alguém lhe conta algo, essa pessoa quer falar exatamente sobre isso, sobre ela, e não sobre você.

7. Você sempre se sentirá melhor quando estiver encaixado em algum padrão. Padrão de roupas, de círculo social, de opiniões, de corte de cabelo, de esquerda ou de direita, de estilo de vida, enfim. Isso é a base humana para que você não se sinta excluído. Há algo de errado nisso? Não (se assim você se sentir bem).

8. Sempre existirão pessoas de 20 e poucos anos mais maduras que muitas de 30 e poucos. E a recíproca é verdadeira. Cadê um padrão nisso?

9. Se está realmente a fim de fazer algo diferente do que as pessoas julgam ser o correto por ser o padrão, faça. Você não é obrigado a seguir a ‘boiada’ por mais que sua cabeça lhe dite isso. Por exemplo: você é livre para ir ao bar, se divertir, brindar com os amigos e tomar qualquer coisa que não seja uma bebida alcoólica e ainda assim ser feliz. Chega a ser engraçado alguém querer impor o que você deve ou não ingerir.

10. Você é livre para sair sozinho a lugares que se costuma ir acompanhado. Você é livre para dizer não quando o que você quer é só dizer não. Você é livre para discordar. Você é livre para mudar de opinião. Você é livre até para pegar o sentido contra fluxo (vazio?) do metrô e ainda assim saber que não está equivocado. Você é livre.

11. Entenda com todo o coração que se aquela pessoa por quem você gostava te dizia que não estava num momento para relacionamento sério era apenas porque a pessoa certa para ela não era você.

12. Sempre que sentir que alguém tem inveja de você, veja se pode ser um julgamento errôneo seu. Para isso, aposte em pensar nas diversas pessoas do seu ciclo (incluindo a possível pessoa invejosa), como elas se comportam e como você se relaciona com elas.

13. Existem coisas que acontecem contigo que mesmo as pessoas mais próximas e queridas da sua vida não entenderão por mais que você tente fazê-las compreender. Há momentos que somente quem passa é quem entende.

14. Claro que ter o apoio das pessoas é fundamental, mas tudo aquilo que mais você quer ser e ter é somente você quem será capaz de lutar e conseguir.

15. Com o tempo ficamos mais criteriosos com o que e com quem nos faz bem. Foi-se o tempo de “qualquer” coisa e “qualquer” pessoa agradar a gente. Sim, podemos dizer que de certa forma nos tornamos mais chatos.

16. Contrarie a chatice acima mesmo que de vez em quando. Por exemplo: tente abrir exceções para que novas pessoas entrem na sua vida mesmo que elas não preencham todos os requisitos pré-estabelecidos por você. A vida é imprevisível já que inúmeras vezes a teoria não segue a prática.

17. Realmente existirão muitos momentos na vida em que se você pudesse escolher, escolheria conviver apenas com animais e não com seres humanos.

18. Você ainda poderá se arrepender de dar mais importância ao registro daquele momento em seu aparelho celular do que propriamente viver aquele instante. É bom para o ego ser visto e curtido nas redes sociais, mas no final o que permanece são as lembranças que você viveu.

19. O tempo é nosso amigo. Não é à toa que (quase) tudo passa.

20. Experimente um prato novo daquele mesmo restaurante ou aquele prato muito falado naquele restaurante novo. Você pode se surpreender.

21. As melhores memórias que você tem são justamente aquelas que, ao se lembrar delas, você naturalmente sorri.

22. Independente de ser um caminho fácil ou difícil, você sabe que está no rumo certo para o que deseja para sua vida quando não sente mais seu coração apertado nem um desconforto imenso consigo mesmo.

23. Priorize sua saúde desde sempre. Se cuide de verdade, pois sem saúde nada além é capaz de existir.

24. É bom se planejar, mas também pode ser muito bom mudar a direção sem aviso prévio nem que seja de vez em quando.

25. Nenhuma escolha que fizer será a escolha perfeita, ou seja, aquela que você só terá a ganhar. Está em suas mãos sempre fazer a melhor escolha possível hoje, aquela onde você deseja viver o lado bom ao mesmo tempo em que aceita aquilo que vai perder.

26. Enquanto você passa por uma fase ruim, é mais difícil enxergar os aprendizados daquilo. Espere esse período passar, olhe para trás, você compreenderá (quase) tudo e ainda terá todas as condições para, daqui pra frente, aplicar o que aprendeu.

27. Desespero não leva a nada em todas as áreas da vida que a palavra desespero é capaz de se encaixar.

28. Não guarde rancor das pessoas. Resolva o que tem que ser resolvido e deixe o tempo te mostrar se há condições de retomar o contato sem forçar a barra.

29. Há questões que você sentirá que não vale a pena gastar sua energia para tal discussão. Serão ótimos momentos para se poupar.

30. Sim, a Copa do Mundo não irá resolver os problemas sociais do nosso país. Sim, se o Brasil vencer a Copa poderá ser uma das poucas alegrias que o brasileiro terá nos últimos tempos. Sim, você não ganhará nadinha com o Brasil vencendo. Não importa de que lado você esteja, respeite e faça aquilo que está ao seu alcance para melhorar o mundo ou pelo menos o seu mundo.

31. Ninguém vive sozinho. O que existe são momentos em que é preciso ficar sozinho.

32. É muito simples, fácil e cômodo reclamar e apontar os erros. Ao menos procure sempre sugerir melhorias e bote sua mão na massa. Não espere que só os outros sujem as mãos (no bom sentido).

33. Doe roupas, doe seu cabelo, doe sangue, doe alguma coisa. Pode chegar a hora que vai cansar e não mais te satisfazer você só ajudar porque lá no fundo quer receber algo em troca.

34. Realizações imediatas requerem esforços momentâneos. Realizações a longo prazo e mais permanentes requerem esforços bem mais consistentes. Você faz sua escolha de onde quer ganhar e onde está disposto perder perante o que almeja viver.

35. Saia para dar uma volta sempre que se sentir angustiado ou esgotado. Esfrie a cabeça e relaxe um pouco. É um direito seu.

36. Você não precisa produzir o tempo todo para se sentir 100% útil e em movimento. Pausas, cochilos, passeios, viagens, respiros, conversas, risadas, etc serão sempre bem vindos para sua energia voltar com tudo.

37. Recomeçar qualquer coisa é um ato de coragem.

38. Não tenha vergonha, medo ou orgulho na hora de admitir que estava errado.

39. Se você é super antenado nas redes sociais, experimente reservar um tempo especialmente para a vida como ela é.

40. Existe a verdade absoluta, por exemplo, em tudo que envolvem os números. Já a verdade absoluta sobre as questões da vida sempre vai depender do ponto de vista e das experiências que cada um carrega. Neste sentido ninguém estará totalmente certo e nem errado, o que você pode fazer é estar aberto a escutar e ver se faz sentido para você.

Por Luana Lie, Coach de Alta Performance | http://www.luanalie.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s