Por que você não consegue manter a energia depois de assistir uma palestra?

A palestra é um evento incomum quando comparamos com o nosso dia a dia. Por mais que você tenha o hábito de ir a muitas, com certeza não é tão cotidiano quanto trabalhar ou almoçar todos os dias (a não ser que seja este o seu trabalho). E por ser uma atividade diferente, fora do “automatismo” a que estamos imersos, é interpretado por nós como algo novo e que merece nossa atenção. Você pode não se lembrar do que comeu ontem, mas deve se lembrar desde os trejeitos do palestrante até a algumas perguntas feitas pelos espectadores. Afinal, estamos dispondo do nosso tempo por acreditar que aquilo pode nos ajudar muito naquele momento e de alguma forma.

E isso cria uma expectativa grande e porque não dizer boa. Assim, você fica muito mais aberto em receber e aceitar as informações que lhe são passadas. O resultado é aquela vontade cada vez maior em sair realizando tudo a partir do primeiro instante fora daquele lugar.

Durante uma palestra, não lidamos com a praticidade das coisas, ainda não sentimos na pele o resultado prático daquilo (e suas dificuldades que fazem parte!).  O que nos dá energia são as teorias que funcionam e funcionaram bem para quem aplicou da forma certa e, muitas vezes, com bastante persistência.

Além do mais, costumamos comentar com outras pessoas que vamos ou que fomos a tal palestra. E aqui entra o compromisso e a coerência com a nossa própria palavra. É difícil admitir aos outros que aquele tempo que você reservou possa não ter atingido suas expectativas. É natural querermos mostrar que foi muito útil (e tem grandes chances de ter sido mesmo) e que por isso vamos fazer tudo diferente a partir de agora.

Outro ponto é a motivação em massa. A motivação é muito contagiante e se propaga rápida e intensamente. É aonde entra o que chamamos de efeito manada: quanto maior o público e quanto maior o êxtase a que cada um chega, mais propenso você também está em adquirir essa energia e querer colocá-la para fora tudo de uma vez assim que o dia seguinte chegar.

É aí que mora o grande erro. O erro não está no palestrante bem treinado para te passar o que ele entende por ser o melhor. O erro está em cada um que sai de lá fervilhando de vontade e comete o equívoco de atirar para todos os lados ao mesmo tempo, sem foco, sem planejamento e sem ações direcionadas e CONSTANTES. Sim, “CONSTANTES” escrito assim em letras garrafais, porque não há como manter a consistência das ações e ter bons resultados se a energia desprovida é posta 100% de uma só vez e para todas as direções simultaneamente. Nas primeiras batalhas perdidas, você cansa e desiste, pois não tem força que aguente. Portanto, as dicas que eu deixo aqui são:

  • Vá e assista com muito amor e entrega a todas as palestras que achar úteis. Absorva tudo que possa vir a servir para você (neste momento, você ainda não sabe se de fato servem). Tenha seus insights.
  • Nos dias seguintes, relembre, respire fundo, reflita, veja suas anotações e filtre tudo que faz sentido para sua vida. Aterrisse na Terra, coloque seus pés no chão e só assuma o compromisso com você mesmo de fazer algo se estiver disposto a lidar com as prováveis dificuldades para chegar aonde quer.
  • Depois, escolha um ou dois pontos extremamente relevantes que você aprendeu na palestra para manter o seu foco. Entenda porque estas escolhas são realmente importantes, pois é justamente entendendo isso que você vai encontrar sua maior motivação e que dificilmente vai permitir que você desista.
  • Agora que você não tem dúvida do que é importante, faça seu planejamento levantando tudo e todos que precisará, e mãos na massa. Etapa por etapa. Conquista por conquista. Não se esqueça de comemorá-las. E assim será possível manter a energia em doses diárias por muito mais tempo.

Por fim, não se esqueça de dar aquele adeus bem dado para a energia que antes insistia em sumir quase que instantaneamente.

Por Luana Lie, Coach de Alta Performance | www.luanalie.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s